Uma das principais motivações para a instalação de painéis solares em residências é a economia na conta de luz. A geração propria de eletricidade pode reduzir significativamente os custos administrativos. Além disso, ao optar por essa fonte de energia, o consumidor está contribuindo para redução do consumo de fontes não renováveis, como carvão e petróleo e economizando na sua conta de energia.
Em áreas rurais, a energia solar pode ser utilizada para sistemas alimentares de irrigação, bombas d'água e equipamentos agrícolas, otimizando a produção e supervisionando os custos operacionais.
A energia solar comercial e industrial envolve a implantação de sistemas fotovoltaicos em edifícios, instalações e terrenos destinados a fins comerciais e industriais. Esse tipo de implementação não apenas reduz significativamente os custos de eletricidade a longo prazo, mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, e redução das emissoes de carbono das operações empresariais.
Além dos benefícios ecológicos e ambientais, a adoção da energia solar também reforça a imagem das empresas como líderes em sustentabilidade.
Esta conscientização sobre a importância do uso de fontes renováveis, agrada a consumidores e investidores que cada vez mais apoiam empresas comprometidas com práticas ambientalmente conscientes.